Unidade II - Neonatal

O IPED é o pioneiro na realização do Teste do Pezinho, considerado Referência nos Serviços de Triagem Neonatal em Mato Grosso do Sul. Dispõe de modernos laboratórios onde atende aproximadamente 250 mil recém-nascidos por ano.

Através do Teste do Pezinho é possível constatar algumas doenças que podem afetar o bebê nas primeiras semanas de vida, são elas: Toxoplasmose, Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias. Embora não haja cura na maior parte dos casos, o diagnóstico precoce possibilita o tratamento, e dão a essas crianças a oportunidade de se desenvolverem normalmente.

Em 2001 o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal, atualmente o Programa Neonatal de Mato Grosso do Sul abrange mais de 90% dos nascidos vivos e engloba desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento e tratamento das doenças feito pela equipe multidisciplinar do próprio IPED APAE, onde possui profissionais da área de assistência social, psicologia, pediatria, endocrinologista, hematopediatria, medicina genética, pneumologista, infectologista e nutricionista.

Voltar para cima