Sorologia


Unidade de Sorologia

A Unidade de Sorologia do IPED APAE realiza os seguintes parâmetros de exames: Hormônios Tireoidianos, Hormônios Fertilidade, Marcadores para doenças auto-imune, Marcadores Tumorais e Doenças Infecciosas.

As duas principais doenças da tireóide são o hipotireoidismo e hipertireoidismo. Entre outras doenças tireoidianas pode-se citar: o Bócio, Tireoidites, Nódulos Tireoidianos e Neoplasias de Tireóide.

Estas doenças podem provocar retardo físico e mental, acompanhado ou não de surdez e mudez. Os adultos tornam-se mais sensíveis ao frio, e sentem dificuldade para exercer atividades físicas e intelectuais.

As doenças auto-imunes são um tipo de desarranjo imunológico que proporciona a diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo. Pode-se citar como doenças auto-imunes a artrite reumatóide, a esclerose sistêmica progressiva, a tireoidite autoimune, a miastenia grave e outras. Podem ser causadas pela predisposição genética, pelas alterações hormonais e pela redução no controle imuno-regulatório. Pode também ocasionar atrofiamento dos membros.

Já os marcadores tumorais são substâncias que podem ser encontradas em quantidades alteradas no sangue, urina ou tecidos do corpo de alguns pacientes com câncer. Um marcador tumoral pode ser produzido pelo próprio tumor ou pelo corpo, em resposta à presença do câncer.

Voltar para cima