Triagem Pré-Natal


Triagem Pré-Natal

Os exames de Triagem Pré-Natal são de extrema importância para uma gestação segura, pois através dele é possível identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem atingir a mãe e o bebê como doenças, infecções ou disfunções que, detectadas precocemente, possibilita um tratamento com maior êxito.

O Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande é pioneiro na utilização do sangue seco em papel filtro como material biológico para o diagnóstico de doenças da Triagem Pré-Natal.

A Triagem Pré-Natal é dividida em duas fases, são elas:
Primeira Fase: são coletadas gotas de sangue dos dedos da mão da gestante, esta coleta é feita em papel filtro no próprio IPED ou em qualquer unidade de saúde pública do Estado. A partir daí são realizados 15 exames que detectam as seguintes doenças: Toxoplasmose, Rubéola, Doenças da Inclusão Citomegálica, Sífilis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), Doença de Chagas, Hepatite B e C, Vírus Linfotrópico Humano (HTLV), Hipotireoidismo e Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias.

Segunda Fase: a coleta é feita com o mesmo procedimento realizado na Primeira Fase e deve ser efetuada a partir da 28ª semana de gestação. Nesta fase são feitos os exames para detectar as seguinte patologias: Toxoplasmose, Sífilis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).

Além do diagnóstico laboratorial, o Programa Estadual de Proteção à Gestante de Mato Grosso do Sul proporciona acompanhamento médico, psicológico e assistência social para aquelas gestantes com resultados alterados que necessitem desses serviços, além de participar de ações voltadas para o fortalecimento da rede de vigilância em saúde e de atividades de educação continuada para profissionais de Mato Grosso do Sul.

Programa Estadual de Proteção à Gestante de MS

O Programa de Proteção à Gestante (PEPG) foi lançado em Mato Grosso do Sul pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE em parceria com o Governo Estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde.

O PEPG consiste em três etapas: a realização da Triagem Pré-Natal, a confirmação do diagnóstico através de exames laboratoriais e o acompanhamento e tratamento das gestantes de todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O PEPG é uma solução simples à problemas antigos para a prevenção e proteção da saúde da mulher e de seu bebê.

Voltar para cima